assessment assessment

Assessment: entenda sobre sua importância para garantir um projeto de sucesso

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O que é assessment?

O termo assessment pode ser traduzido para o português como avaliação ou análise. Ele é bastante utilizado em ambientes corporativos como sinônimo de gestão profissional.

Quando falamos de um ambiente organizacional, a aplicação das ferramentas de assessment traz benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. Do ponto de vista das empresas, é possível identificar não só informações sobre o comportamento do indivíduo, como suas habilidades e atitudes, mas também pontos de melhoria para aumentar sua performance. Por outro lado, os colaboradores podem utilizar essas informações para o seu autoconhecimento e melhorias para suas vidas pessoais e profissionais.

Em síntese, o assessment avalia tanto o comportamento quanto as competências a fim de obter um diagnóstico do potencial das pessoas.

Além de promover o autoconhecimento e aprimorar o desempenho profissional, as ferramentas de assessment fornecem informações que podem ser utilizadas no processo de contratação de novos funcionários, avaliação dos colaboradores, melhoria da produtividade, do relacionamento entre colegas e do ambiente de trabalho. Os benefícios atingem também a área financeira, já que diminui os custos com contratação e demissão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 Assessment no ambiente de projetos de TI

O assessment é realizado em outros âmbitos além da gestão profissional. É possível aplicá-lo à área de TI, e não estamos falando somente de uma avaliação da infraestrutura já existente na empresa para saber em quais tecnologias investir e quais melhorias podem ser feitas. Ele pode atingir, também, o momento anterior à contratação de um projeto de software para a empresa, por exemplo.  

Powered by Rock Convert

Segundo o Gartner, 70% dos projetos falham no cumprimento de prazo, custo e metas de qualidade. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o contrato não reflete o que foi acordado entre as partes. O fornecedor geralmente sabe disso, mas o cliente não. Então, a parte detentora do conhecimento aproveita da vulnerabilidade da que não possui conhecimento suficiente para analisar e auditar um contrato de projeto de software e os resultados a gente já conhece: os desvios acontecem e geralmente quem arca com todo ou quase todo o prejuízo é o cliente. Desta forma, adotar o assessment pode ser a solução para se atingir o sucesso em um projeto de TI.

Podemos dizer que o assessment, para projetos de software, se caracteriza como um miniprojeto que precede o projeto principal, tendo em vista que o mesmo objetiva realizar um levantamento técnico detalhado realizado após um profundo entendimento das necessidades do cliente e verificar a aderência dessas necessidades com a plataforma oferecida pelo fornecedor.

Sendo assim, é necessário revisar todo o escopo com profissionais experientes que conheçam a plataforma que foi selecionada. Por exemplo: se a plataforma escolhida pelo cliente for TOTVS, é necessário que um arquiteto ou analista de projetos com experiência em TOTVS confeccione o escopo, já que ele possui todo o conhecimento da plataforma em questão e está a par do que o cliente precisa.

Depois de elaborado o assessment, a sua eficácia se concretiza quando tudo o que foi produzido estiver esclarecido em um contrato. Além disso, quando somamos essa ferramenta às auditorias contratuais com ênfase em responsabilidade, temos como resultado um conjunto de estratégias poderosas para blindar o cliente de riscos de desvio em seu projeto. Ou seja, quando temos o assessment elaborado, escopo e contrato auditados, podemos afirmar que a tomada de decisão será segura.

Para saber mais sobre assessment e os benefícios de aplicá-lo ao seu projeto, entre em contato com a nossa equipe.

Posts relacionados

Deixe uma resposta