assistência técnica jurídica assistência técnica jurídica

Descubra o que considerar para contratar uma assistência técnica jurídica

10 minutos para ler
Powered by Rock Convert

É comum que os proprietários de empresas se envolvam em várias situações jurídicas, como ações judiciais, ou precisem de ajuda com problemas legais. A contratação de uma assistência técnica para auxiliar em ações jurídicas pode trazer diversos benefícios e resultados, bem como existe previsão legal sobre este tipo de contratação conforme Artigo 464 do Novo Código de Processo Civil.

Existem vários tipos de ações envolvendo temas técnicos e complexos, alguns exemplos: Contratos de Software, Responsabilidade por Erro de Projeto, Direito Ambiental, Direito do Agronegócio, Cálculos de Execuções, Direito Médico e Responsabilidade Médica, enfim qualquer ação em que o Juízo determine ou as partes solicitem um Perito Judicial para Parecer Técnico sobre assunto alheio ao conhecimento jurídico.

Neste momento existe forte necessidade de acompanhamento dos assistentes técnicos contratados pelas partes litigantes, motivo pelo qual existe importância neste trabalho para além do momento de assistência técnica, podendo fazê-lo de forma antecipada para otimizar as petições dos Advogados acerca de temas técnicos e muitas vezes complexos, se possível amparados tecnicamente por empresa ou assistente técnico que tenha experiência anterior em ambientes de perícias judiciais, não bastando ter apenas conhecimento técnico relevante na matéria (grande diferencial).

Obter ajuda legal e técnica é, na verdade, uma maneira inteligente de economizar dinheiro para sua empresa. Uma boa consultoria técnica pode ajudá-lo a evitar problemas no futuro, pois com base no conhecimento técnico e experiência identificará brechas em contratos, dificuldades técnicas de comprovação que podem custar muito dinheiro e muitas vezes causar uma perda da ação, antecipar isso é o segredo do sucesso nestes tipos de ações.

Embora você nem sempre precise de assistência técnica para ajudá-lo durante a execução de seus negócios, evitar problemas futuros é um passo vital para sua empresa, portanto ter este tipo de assessoria é altamente relevante para o sucesso de negócios envolvendo assuntos técnicos, dentre eles o já falado compra de sistema. Em qualquer situação que possa ter um impacto legal em seus negócios, um especialista no tema precisa ser consultado imediatamente.

Por isso, neste artigo, você conhecerá o que precisa considerar ao contratar uma assistência técnica jurídica. Vamos lá?

Quais os benefícios de contratar uma assistência técnica?

A necessidade de uma assistência técnica para a sua pequena empresa surge do fato de que existem centenas de casos e negócios que necessitam de tal amparo, se possível na fase de contratação, de forma preventiva. Contudo caso o negócio não gere efeitos positivos e o contratante tenha que recorrer ao judiciário para recuperar os prejuízos, deve este contratar imediatamente um apoio técnico especializado para amparar seu corpo jurídico nas questões de relevância técnica (questões de mérito / termo jurídico).

Cada segmento de atuação terá seus próprios regulamentos e regras particulares. Seja uma empresa de pequeno porte, seja uma grande corporação, todas as organizações podem precisar de um especialista no tema e também de um advogado em algum momento para prestar assessoria em contratos e negócios de cunho técnico, encontrar estes é o grande desafio do empresário na hora de buscar reparação judicial.

Cada uma dessas transações comerciais requer algum grau de negociação, revisão e preparação dos documentos, e muitos proprietários ou gerentes de negócios não têm o conhecimento do tema e das particularidades do setor onde a figura do assistente técnico pode fornecer. Por isso, seguem alguns dos benefícios de contratar esse serviço especializado:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Aumento do poder de negociação de acordos

Para determinados assuntos de negócios, a contratação da assistência técnica pode ser benéfica para ajudá-lo a analisar e auditar contratos e projetos de modo a preparar documentos e proteger seus direitos legais e interesses durante o processo.

Os advogados podem aumentar seu poder de negociação e também garantir que o acordo final seja legalmente factível e válido. Assim, o aconselhamento técnico, ao auditar e confeccionar documentos relevantes para o judiciário, evita as consequências potenciais de um processo onde apenas o outro lado domina a matéria e garante que o resultado seja a melhor apreciação dos fatos e que os interesses de quem foi lesado sejam protegidos.

Prevenção contra custos adicionais além dos prejuízos já ocorridos

Contratar uma assistência técnica também ajuda a garantir condições mais favoráveis, bem como a minimizar custos adicionais como sucumbência, evitando que contratos ruins e falta de assessoria técnica causem grandes problemas (custos) para a sua empresa no futuro, além do já ocorrido.

Tais custos extras são chamados juridicamente de honorários de sucumbência. Esses honorários consistem nos custos que a parte vencida tem que pagar ao vencedor de uma ação para que ele seja reembolsado dos gastos com a contratação de um advogado. Dessa forma, diante de um problema contratual e sem o aconselhamento de uma assistência técnica jurídica, ao acionar a justiça para defender seus direitos, corre-se um risco maior de perder a ação e ainda ter que pagar os custos advocatícios da outra parte.

Powered by Rock Convert

Os custos são inevitáveis em qualquer tipo de negócio. No entanto, uma consultoria técnica especializada e experiente neste ambiente judicial auxilia para que os proprietários tomem medidas adequadas para proteger seus negócios de custos adicionais, principalmente, daqueles ocultos ou inesperados em processos que o mesmo já foi lesado.

Melhora na tomada de decisão

Todas as empresas precisam ser estratégicas ao tomar decisões. Uma assistência técnica melhora sua capacidade de entender diferentes questões sobre o fato e aumenta as chances de bons resultados no processo judicial.  Qualquer tipo de transação comercial requer níveis variados de negociações, preparação de documentos e revisões, portanto em qualquer assunto judicial que envolva assuntos técnicos, deve ser convidado um assistente técnico para elucidar ao Doutores do Direito acerca do tema, se possível antes mesmo da confecção das petições iniciais.

O processo de decisão sobre a ação ou eventual acordo envolve a troca de informações entre diferentes partes. Isso precede discussões, negociações e, eventualmente, a assinatura de um acordo. O aconselhamento técnico garante que você sempre tomará a melhor decisão acerca do caso, ajudando a gerenciar riscos.

O que considerar ao contratar uma assistência técnica jurídica?

Para muitos empresários, contratar um assistente técnico é como chamar um bombeiro ou um encanador: só se faz quando há um problema. Essa abordagem é imprudente quando se trata de questões legais relativas a assuntos de discussão técnica.

Principalmente em novos processos judiciais o assistente técnico deve figurar desde o início, pois determinados argumentos podem demandar contra o autor da ação, evitar tais situações pode ser o segredo do sucesso da mesma ou de eventual acordo.

No entanto, o planejamento inteligente de qualquer negócio ou ação judicial também inclui a prevenção de problemas e a garantia de que a empresa está protegida legalmente ao trabalhar com uma assistência técnica especializada e experiente desde o início do processo.

Porém, com tantas pessoas no mercado, encontrar o melhor aconselhamento técnico pode ser uma tarefa difícil. Selecionar um provedor ruim de assistência técnica jurídica pode ser devastador, então, você deve certificar-se de fazer o máximo de pesquisa possível antes de finalmente encontrar um bom suporte jurídico. Aqui estão alguns pontos que irão ajudá-lo com sua decisão:

Pesquise sobre a importância da assistência técnica

Antes de começar a procurar pessoas, busque empresas de aconselhamento técnico, estude mais sobre o tema. Aprender a linguagem, entender os principais problemas do setor e saber da importância da assistência técnica ajudará você a fazer uma boa escolha.

Procure especialistas em diferentes áreas

Quase toda empresa tem sua área de especialidade. Ao contratar uma assistência técnica, procure saber se a empresa tem especialistas em diferentes áreas de atuação, com experiência em diversos assuntos técnicos, como contabilidade, agronomia, finanças, projetos, tecnologia, venda de software, entre outros. Assim, independentemente do problema jurídico que você está enfrentando, sempre encontrará um especialista para ajudar.

Opte por aqueles que entendem sobre seu negócio

A escolha de uma assistência técnica é uma decisão incrivelmente importante e escolher muito bem faz toda a diferença. Procure as empresas que tenham pessoas experientes, comunicativos e que entendam sobre este negócio. Com isso, você terá os melhores conselhos para os assuntos que precisa resolver.

Dê preferência para o acompanhamento completo

Alguns empresários têm medo de investir em assessoramentos técnicos, o que pode deixar que pequenos problemas saiam do controle e tornem-se prejuízos para além do já ocorrido. Por isso, faça questão de contratar uma empresa que permita que você tenha tranquilidade ao argumentar sobre os problemas que foram ocasionados e possa também trazer linhas de argumentação técnica altamente factíveis ao convencimento do judiciário. Com isso, você pode eliminar os problemas pela raiz e aproveitar as oportunidades para demonstrar o fato gerador e a responsabilidade sobre os prejuízos ocorridos.

Assim, como proprietário de uma empresa, você pode já estar envolvido em uma ação judicial e deverá considerar obter ajuda com questões técnicas, desde o início do problema ou da ação.

A lei e o mercado são complexos e mudam frequentemente. Uma empresa respeitável atenderá às necessidades específicas da sua organização e precisará combinar com sua cultura corporativa. Os custos para evitar certos riscos jurídicos são muito baixos para serem relevados por um empresário. Por isso, para receber o melhor aconselhamento, você precisa contratar a melhor empresa de assistência técnica.

E então, você está precisando de assistência técnica para o seu negócio ou sua ação judicial? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta