gestão de contratos de prestação de serviços gestão de contratos de prestação de serviços

Gestão de contratos de prestação de serviços: por que terceirizar?

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A gestão de contratos de prestação de serviços é diferente daquela baseada na aquisição de produto. Os serviços, por sua própria natureza, são muito mais complexos de gerenciar e revisar, pois são mais subjetivos quanto ao resultado esperado.

Se você está em uma indústria ou empresa em que os contratos de serviço geram a maior parte de sua renda, então, sabe da importância de mantê-los em ordem, atualizando as informações e tornando-os disponíveis em todos os momentos.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer as vantagens da gestão de contratos de prestação de serviço e entender por que vale a pena terceirizar essa tarefa. Acompanhe!

Os benefícios da gestão de contratos de prestação de serviços

Muitas vezes, os gerentes de contrato, advogados e responsáveis pela conformidade dos serviços lutam para convencer executivos sobre o valor da gestão de contratos. Por mais que exista falta de pessoal e muitos documentos a acompanhar, a alta administração nem sempre está disposta a investir nesse gerenciamento.

Porém, é preciso que a cultura do negócio seja estratégica a ponto de entender que a gestão de contratos é uma forma de aumentar a receita e o volume de negócios existentes.

Boa parte das organizações informa os honorários e termos atuais em um sistema contábil, quando um contrato é assinado, mas, muitas vezes, negligencia determinadas cláusulas, como reajuste de preços e outras taxas por atrasos de pagamento durante o ciclo de vida da prestação do serviço. Apenas uma boa gestão de contratos encontrará essas oportunidades. No entanto, esse não é o único benefício dessa prática. Veja outros! 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Aumento dos lucros

A gestão de contratos contribui significativamente para a saúde financeira de uma empresa e é vista como uma arma estratégica para otimizar o desempenho e melhorar o retorno dos investimentos. O contrato de serviço deve apoiar essa dinâmica, criando uma estrutura de governança que facilite discussões produtivas e ofereça ações estratégicas para atingir as metas de negócios.

Com um conhecimento profundo dos direitos e responsabilidades de cada parte sob o acordo, os executivos têm um contexto no qual negociar e podem usar processos consistentes para resolver problemas e, sempre que possível, aumentar seus lucros.

Controle de custos

Ter um processo sistemático de gestão de contratos é vital para fazer o correto controle de custos e direcionar o projeto para a lucratividade. Um processo de gerenciamento bem administrado garante a integridade do contrato, além de prever o lucro total que poderia ser esperado no final de um trabalho.

Identificar oportunidades para reduzir custos é crucial para fazer correções antecipadamente e estipular despesas com precisão. Isso é possível a partir da auditoria e análise do histórico de contratos, acompanhamento de relatórios e revisão de negociações.

Controle de riscos

O risco é um elemento fundamental na gestão de contratos — é sobre incerteza, sobre as chances de algo ruim acontecer. Esse risco é potencializado se não existe a preocupação quanto a determinadas cláusulas, como cláusulas de indenização, obrigações de seguros, despesas com provisões de renovação automática, cláusulas rescisórias unilaterais e contratos expirados.

Ao tratar cada contrato de forma individual e isolada, é possível fazer o gerenciamento de riscos de um acordo, concentrando-se em identificar a quebra de contrato por uma parte e as responsabilidades extracontratuais que podem surgir.

Segurança jurídica

A partir da gestão de um contrato, é possível monitorar e gerenciar permanentemente os principais riscos legais decorrentes das atividades contratadas. Uma vez que a proposta foi aceita, o contrato é monitorado rigorosamente até a sua conclusão e no gerenciamento de qualquer solicitação de revisão.

Esse gerenciamento prepara, negocia e monitora contratos e acordos e implementa técnicas legais, incluindo leis de propriedade industrial, direito público, fusões, aquisições e a resolução de disputas e litígios.

Os principais pontos a considerar ao fazer um contrato de prestação de serviços

Você deve dedicar um bom tempo e esforço para garantir que seu contrato de serviço seja tão favorável à sua empresa quanto possível e reflita, com mais precisão, os objetivos de longo prazo. Provavelmente, o componente mais crítico de seu contrato é a descrição dos serviços que sua empresa fornecerá ou contratará. Por vários motivos, você deve defini-los da forma mais específica possível.

Se o escopo é descrito de forma muito ampla, poderá inadvertidamente se encontrar em uma situação em que uma parte espera que a prestação de serviço inclua certas vantagens ou ações que não foram consideradas durante a negociação.

Do ponto de vista de negociação e clareza, é uma abordagem muito melhor definir os serviços de forma restrita e, em seguida, deixar que a outra parte proponha algo adicional que possa exigir. Da mesma forma, o contrato também deve definir quaisquer serviços extras com a maior precisão possível e declarar claramente os honorários relacionados.

O acordo também deve indicar com que frequência uma parte é obrigada a efetuar pagamentos, bem como os métodos aceitáveis de pagamento. Além disso, seu contrato de serviço deve deixar claro como as despesas serão alocadas entre as partes. Normalmente, um contratante espera que a outra parte cubra todas as despesas envolvidas na entrega dos serviços (incluindo custos de peças, mão de obra e assim por diante).

No entanto, dependendo da natureza do seu negócio, o contratante pode razoavelmente concordar em ser responsável por determinadas despesas. Você pode negociar qual parte deve pagá-las antecipadamente.

A importância de contratar uma empresa especializada em gestão

Os contratos formam a base de todos os relacionamentos de negócios. No entanto, com um número crescente de contratos, uma complexidade cada vez maior e a necessidade contínua de alterações, torna-se um desafio gerenciar as informações valiosas de um acordo comercial.

Hoje em dia, as empresas terceirizadas podem ajudá-lo em vários aspectos da gestão de contratos. Elas avaliarão seus serviços específicos fornecidos ou contratados e darão um parecer de quais deles atenderão melhor às suas necessidades, garantindo um gerenciamento efetivo do ciclo de vida de uma prestação.

Além disso, essas empresas especializadas têm um know-how bem estruturado para tomar decisões mais precisas e adequadas. Disputas inevitáveis serão resolvidas rapidamente e um melhor relacionamento será estabelecido entre as partes de um contrato.

Assim, quando a gestão de contratos de prestação de serviço é realizada por pessoas bem treinadas, que aplicam anos de experiência e melhores práticas, é possível garantir alta disponibilidade e melhoria contínua das atividades contratadas.

E você, já conhecia a importância da gestão de contratos de prestação de serviços? Está precisando de ajuda para gerenciar os seus acordos? Entre em contato conosco e saiba os benefícios de terceirizar essa tarefa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta